quarta-feira, 27 de maio de 2009

Idolatria

1. IDOLATRIA


Adorar um objeto é transferir a glória do Criador para a criatura. Em outras palavras, admirar mais um objeto, ou um ser criado, do que quem o criou.
Encontramos na Bíblia, várias referências sobre este assunto: Deus disse que ídolos não deveriam ser fabricados e muito menos adorados. Quando fosse adquirida uma propriedade, as imagens lá existentes deveriam ser destruídas.
Êxodo 20:4 - 6 Deuteronômio 4:15 - 19 Êxodo 23:24 .


Êxodo 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deuteronômio 4 : 15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo;
16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher,
17 semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus,
18 semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.
19 Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

Êxodo 23:24 Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e despedaçarás de todo as suas colunas.




Jesus disse que somente Deus deveria ser adorado e cultuado.
Mateus 4:9,10 .


9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.


Nem mesmo Maria deve ser adorada, Jesus equipara-a a todos os que ouvem e obedecem a Sua palavra.
Mateus 12: 46 - 50.

46 Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.
47 E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.
48 Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
50 Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.



Nem ser humano algum. Os Apóstolos ensinavam que os milagres realizados em Deus que os realizava e não o homem que por sua vez não tem mérito nenhum.
Atos 10:25, 26 / 14:11 - 18 .

10: 25 Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou.
26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.

14: 11 Quando as multidões viram o que Paulo fizera, gritaram em língua licaônica, dizendo: Os deuses, em forma de homens, baixaram até nós.
12 A Barnabé chamavam Júpiter, e a Paulo, Mercúrio, porque era este o principal portador da palavra.
13 O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para junto das portas touros e grinaldas, queria sacrificar juntamente com as multidões.
14 Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:
15 Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles;




Nem os Anjos.
Apocalipse 22:8, 9 .

8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.




A Bíblia diz também que os que adoram a ídolos estão adorando a demônios.
1° Coríntios 10:14 - 21 .

14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15 Falo como a criteriosos; julgai vós mesmos o que digo.
16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
17 Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.
18 Considerai o Israel segundo a carne; não é certo que aqueles que se alimentam dos sacrifícios são participantes do altar?
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor?
20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.




Paulo chama de "loucos" os que fazem tais coisas, e que não herdarão o reino de Deus e estão sentenciados à morte.
Romanos 1:22 - 32 ; Apocalipse 22: 15 ; Efésios 5:5.

Rm 1:22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;
25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27 semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,
29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

Ap.22:15 Fora ficam os cães,( cão era usado para representar pessoas perversas) os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Efésios 5: 5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.


Relação de Versículo sobre idolatria.



Gênesis 35:2
Êxodo 2:20 ; 32:3 - 10 com Salmo 106:16 - 23 / Êxodo 3:17
Levítico 26:1
Deuteronômio 5:8, 9 / 7:4, 5 / 8:10 / 11:16 / 18:20 / 27:15 / 30: 17
Juízes 24:14
1° Samuel 7:3 / 28:14, 15
1a. Reis 15:12 / 19:18 com Romanos 11:4
2a. Reis 3:2 / 17:35 / 23:24
2a. Crônicas 15:8
Salmo 81:91 / 106:28, 38
Isaías 42:8 / 44:9, 10, 17 / 45:20 / 46:6, 7
Jeremias 5:19 / 10:5 com Atos 14:18
Daniel 3:5, 10, 15, 18
Oséias 3:1
Habacuque 2:18, 19

Atos 7:41 / 15:20 / 19:26
1a. Coríntios 5:11 / 8:4 / 12:2
1a. João 5:21
voltar

2. ESPIRITISMO( Horóscopo, adivinhações em geral, Filosofias, Quiromancia, Hipnotismo...)


O espiritismo rejeita as doutrinas fundamentais da Bíblia.
A Bíblia diz em Hebreus 9:27 "Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto o juízo", o espiritismo lança na contra mão a doutrina da reencarnação, ou seja a pessoa vai se aperfeiçoando em cada vida que ela supostamente terá. Falam em um aperfeiçoamento, enquanto isso assistimos a uma decadência cada vez mais crescente. Esta doutrina rejeita também o castigo eterno descrito na Bíblia em Mateus 25:46 que diz que irão os impuros para o castigo eterno e os justos para a vida eterna.
Não reconhecem o pecado como descrito na Bíblia, para eles não se trata de rebelião contra Deus.
Rejeitam o ensino Bíblico da QUEDA descrita em Gênesis 3 e ensinada através da Bíblia toda. A idéia que o espiritismo faz da Redenção é contrária às Escrituras Sagradas a Bíblia nos ensina que a nossa redenção provém exclusivamente da obra redentora de Cristo, através da morte expiatória. Já o espiritismo faz depender a salvação dos esforços humanos através de obras, de caridade e etc. Na doutrina espírita ninguém nos substitui, o sacrifício da cruz é posto de lado! Na reencarnação tudo se paga, o perdão não existe, assim sendo a Graça é anulada pois tudo se baseia na idéia de justiça própria, cada qual paga sua dívida na exata proporção do débito.


O QUE A BÍBLIA DIZ DO ESPIRITISMO

2.1 Deus proíbe as advinhações, e consultas a necromantes. As práticas espíritas dos Cananeus foi a causa da sua destruição, e Deus instrui para não imitá-los.(Dt. 12:30) Levítico 19:26, 31 / Levítico 20:6, 27 / Deuteronômio 12: 30 / Deuteronômio 18:10 - 12.


Lv. 19: 26 Não comereis coisa alguma com sangue; não agourareis nem advinhareis.
31 Não vos virareis para os advinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles: eu sou o Senhor voso Deus.

Lv. 20: 6 Quando uma alma se virar para os advinhadores e encantadores, para se prostituir após deles, eu porei a minha face contra aqula alma, e a extirparei do meio do seu povo.
27 Quando pois algum homem ou mulher tiver um espírito advinho, ou for encantador, certamente morrerão: com pedras se apedrejarão; o seu sangue é sobre eles.

Dt. 12: 30 Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu.

Dt. 18: 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.


2.2 Outras referências:

1a. 28:3 - 9 Quando o pecado tornou impossível a comunicação entre Saul e Deus, ele foi consultar um médium espírita, os quaais ele havia mandado destruir, quando temia a Deus
1a. Crônicas 10:13-14 Saul morreu devido a transgressão cometida.
13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
14 E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.
2a. Crônicas 33:6 Foi o mais grave pecado cometido pelo rei Manassés.
6 Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.
Isaías 8:19 Consultar os mortos é um insulto a Deus.
19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?

2.3 O advinhador também chamado de médium é um possesso como a mulher de Filipos citada em: Atos 16:16 - 18.


16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

2.4 Os verdadeiros Cristãos compreendiam que estas práticas os apartavam do reino de Deus e que não deveriam ter relações com elas por isso destruíam seus apetrechos relacionados. Atos 19:19 / Gálatas 5:19 - 21 / apocalipse 21:8 .

At.19:19 Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.

Gl. 5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Apocalipse 21:8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

3. Vícios


3. 1 O vício é uma idolatria porque causa uma dependência fazendo com que o viciado torne-se um escravo do vício sendo assim ele se torna "senhor" da vida do viciado, e a Bíblia diz que devemos ter a Cristo com Único Senhor da nossa vida.
Marcos 12:29, 30 .


29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.


3. 2 O cigarro por exêmplo possui substâncias que viciam, além de causar males ao organismo em especial ao coração e vias respiratórias.

3.3 As bebidas alcoólicas e outras drogas além dos males causados ao organismo e da dependência, ainda tiram o auto-controle da pessoa e nesta condição a pessoa é usada pelo diabo para praticar coisas que não praticaria em sã consciência.



Texto a seguir extraído do jornal: Comércio & indústria


O álcolismo é o primeiro fator de risco à saúde no país, para o adoecimento e mortes evitáveis, na frente de males como o cigarro, o sexo inseguro e a falta de saneamento. Esta constatação é consenso tanto pelos órgãos públicos como privados da área de saúde. O governo discute, através de um grupo interministerial, políticas públicas contra o álcool, como restrição de propaganda, aumento do preço do produto, limitações à venda, e outras medidas específicas da saúde.
Enquanto essas medidas emperram diante da pressão da indústia e de muitos políticos, cabe a cada um conhecer, debater e refletir os males do alcolismo. A conscientização torna-se a medida mais emergencial e eficaz para enfrentarmos essa grave ameaça à saúde pública e aos cidadãos.
* Danos ao organismo causados pelo álcool, da cabeça aos pés:


Comportamento agressivo e irracional, violência, depressão e nervosismo.
Síndrome de abstinência e perda da memória.
Envelhecimento precoce.
Câncer da garganta e da boca.
Enfraquecimento do músculo do coração, anemia, aumento da pressão arterial e câncer de mama.
Gripes e resfriados frequêntes, queda de resistência à infecção e aumento do risco de pneumonia.
Danos ao fígado.
Deficiência de vitaminas, sangramentos, inflamações severas no estômago, vomitos, diarréia e má nutrição.
Inflamação do pâncreas, úlcera.
Tremores nas mãos, formigamento, perda de sensibilidade e dores nos nervos.
No homem: insegurança e perda da potência e do libido.
Na mulher: risco de ter um bebê deformado, nascimentos tardios e bebês com baixo peso.
Sensação frequênte de desequilíbrio.
Formigamentos nos dedos dos pés e dores nos nervos.
Fonte: Organização Mundial da Saúde e UNIFESP

2 comentários:

  1. Graça e paz!
    Parabéns pelo seu blog. Está muito bom.
    Estou te seguindo.
    Siga-me também em:
    http://esbocopregacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. cada um pensa de um jeito eu acho que Deus quis dizer na bíblia nós não podemos adorar imagens comparando-as ou igualando-as à ele, agora o fato de você ser devoto de um Santo, não quer dizer que você está o igualando ou comparando a Deus, nem tem como, porque acreditamos em DEUS mas não o vemos.......TENHO A IMAGEM DE N.S.APARECIDA e SÃO BENTO, é claro que não vou adorar-los...ADORO A DEUS ...NÃO AOS SANTOS.....tenho minha devoção a Nossa Senhora e São Bento e dai acredito neles também, DISSE ACREDITO, NÃO DISSE QUE ADORO ELES e que NOSSA SENHORA e SÃO BENTO são DEUSES, (A LÓGICA ESTÁ AI, SANTOS NÃO SÃO DEUSES), TODO MUNDO POR MAIS ANALFABETO E ATRASADO QUE SEJA, SEJA EVANGÉLICO , CATÓLICO OU PROTESTANTES QUE .SÓ EXISTE UM ÚNICO DEUS.......

    ResponderExcluir